top of page

Sentimento de Vazio

  • Foto do escritor: Psicanalista Luciana Rosa
    Psicanalista Luciana Rosa
  • 18 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de fev. de 2023

É muito comum buscarmos a psicoterapia por sentirmos um vazio existencial, uma falta de sentido na vida, fracasso e desamparo, ou quando executamos nossa rotina diária, e no fundo sentimos que nada nos preenche ou faz sentido. A sensação de vazio pode aparecer quando levamos uma vida que não desejamos, um trabalho que não nos realiza, quando o parceiro é insensível, ou, quando a relação com a família e/ou amigos é conflituosa.

Esse sentimento pode afetar qualquer um, em algum momento da vida. Sentir-se assim, uma vez ou outra, pode ser normal e faz parte da condição humana. E, o que nos falta na verdade, é um conteúdo profundo pelo qual viver.


O vazio existencial, muitas vezes pode ser um alerta, que indica que algo dentro de nós não está bem. Usamos várias tentativas para preencher esse vazio, por exemplo, com trabalho, relações amorosas, comida, drogas, coisas materiais. Porém, estas tentativas só trazem alívio momentâneo e logo, o vazio dá sinais de que ainda está ali, e então, os sentimentos de angústia, ansiedade, solidão, medo, raiva, pensamentos negativos, voltam a aparecer.


Mas será que todo vazio é igual?


Temos duas visões interessantes na psicanálise sobre o sentimento de vazio, que podem explicar o que é esse sentimento para nós:


Podemos pensar a partir de Freud, que toda angústia surge quando há uma separação, em que há uma perda. O luto por alguém ou algo que se foi, rompimentos de ciclos, de relações, é o que nos faz pensar sobre a vida. É nesse ponto que podemos pensar sobre aquilo que nos “afeta”. E, podemos olhar para esse sentimento que nos atravessa, como uma possibilidade de obter as respostas que tanto buscamos. É quando nos impulsionamos a buscar aquilo que realmente importa para nós. Um propósito!


Na visão de Lacan, o vazio não é uma falta por si só, e a angústia é na verdade a falta da falta. Parece complicado, mas se pensarmos que o vazio e a falta, nos remete à angústia, e sentimos uma certa ambiguidade, incerteza, ao mesmo tempo que nos impulsiona, pode nos paralisar, é o momento de buscar ajuda profissional, pois se utilizamos inúmeros mecanismos de defesa para interromper o contato com nós mesmos e com o mundo, é provável que essa angústia evolua cada vez mais para um sofrimento psíquico, e até físico, como é o caso da depressão!


Busque ajuda. Cada momento importa!





Luciana De Rosa | Psicanalista

Telefone e Whatsapp | (11) 96183 9197

Instagram | @lucianaderosa.psi

Atendimento | Online e presencial - São Paulo, Lapa

Comments


bottom of page